SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Agronegócio

Sorriso-MT 17/04/2020 08:01

Sorriso perde liderança do ranking das exportação

Parte da queda das vendas pode ser atribuída a um recuo das compras chinesas

 O município de Sorriso registrou uma redução de 50% nos valores de exportação no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado e perdeu o posto de maior exportador de Mato Grosso para Rondonópolis, que apresenta aumento de 32% nas vendas externas, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgados recentemente.

De acordo com o MDIC, Sorriso exportou apenas U$ 324 milhões nos três primeiros meses de 2020 contra U$ 649 milhões no período passado. Como também houve uma pequena elevação de 12,3% no valor das importações (U$ 70 milhões), o saldo da balança comercial ficou em U$ 254 milhões.

Parte da queda das vendas pode ser atribuída a um recuo das compras chinesas, que de Sorriso caíram quase 60%, mesmo que ainda não tenha relação direta com a tensão diplomática criada entre Brasil e China que deve afetar as exportações brasileiras nos próximos meses. A dependência chinesa é tanta que, mesmo com a redução, o país asiático ainda é o principal parceiro de Sorriso com 42% do mercado.

Por outro lado, Rondonópolis aumentou as vendas para a China em 165%. Apesar de o país comunista ser o principal consumidor das exportações da cidade, com 38% das compras, a dependência não é tão grande como é em Sorriso. A cidade do sul de Mato Grosso também conseguiu diversificar mais o mercado e firmou grande parceria com a Tailândia, que aumentou as compras em 168% e levou 25% da produção exportada de Rondonópolis.

Desta forma, Rondonópolis assumiu o topo do ranking mato-grossense com as vendas rendendo U$ 440 milhões. O valor é 32% a mais dos que os U$ 336 milhões do período passado. Com queda de 21,4% nas importações (U$ 177,5 milhões) o saldo da balança comercial do município também melhorou e chegou a U$ 266,3 milhões.


Titulo fixo

Cidade News Online Comunicações

Rua Eduardo Gomes da Silva - 906 - Vila Isabel - Marcelândia

(66) 9999-41856

contato@cidadenewsonline.com.br

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Copyright © 2012/2019 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS O OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo